Faltam 100 dias para inasuguração do Pontal Shopping, Porto Alegre. Saiba tudo sobre o empreendimento.

 Faltam apenas 100 dias para a inauguração de um dos principais empreendimentos em construção no RS: o Pontal Shopping. Com 97% da obra concluída, o primeiro Life Center do Sul do Brasil inicia oficialmente suas operações em 26 de abril de 2023.  

 

Construído dentro do Complexo Multiuso Pontal, o empreendimento nasce alinhado com os mais modernos conceitos de shopping centers do futuro. “O Pontal tem o propósito de oferecer experiências únicas e, até mesmo, inéditas, a partir de operações de lazer, gastronomia, entretenimento, saúde, serviços, conectividade, sustentabilidade e segurança. Vai muito além do que apenas o processo de compra”, afirma o diretor da SVB Par, Angelo Boff.  

 

Pensado e planejado estrategicamente para complementar as atividades comerciais já existentes no entorno, o empreendimento visa, desta forma, desenvolver a região como um todo. “Temos um tenant mix inteligente, que vai revolucionar a experiência de consumo de gaúchos e turistas”, reforça o diretor Corporativo, Ricardo Jornada, que revela outro importante número: “Serão gerados mais de 3 mil   empregos diretos e indiretos, promovendo o aquecimento da economia”. 

 

Entre as operações já confirmadas estão lojas âncoras que diferenciam o Pontal Shopping de qualquer outro empreendimento. No segmento de moda e serviços, estão marcas consagradas como Hugo Boss, Barthelemy, Yuool, Twenty Four Seven, Estética Meia Hora e Biketech.  

 

Já no setor de Gastronomia terá o 20BARRA9 no rooftop com uma fantástica vista para o Guaíba, Diego Andino Pâtisserie, cervejaria Salvador Brewing Co., Mamma Mia,Kopenhagen, Freddo, Gelateria Gianluca Zaffari, entre outras operações.   

 

O empreendimento contará, ainda, com um Hard Rock Café – o único da capital gaúcha, reforçando o posicionamento da marca de ter apenas uma operação em cada cidade. Em uma área de mais de 1 mil m², pé direito duplo e instalado no segundo piso do shopping, sua decoração terá a tradicional exposição de peças originais de artistas mundialmente conhecidos para os visitantes mergulharem na história da música. “Será um espaço único em Porto Alegre, com shows de bandas, entretenimento, gastronomia e drinks de alta qualidade, além de um Rock Shop”, conta o gerente de Marketing, Dan Berger. 

 

Outra novidade do Shopping Pontal será o Market Hall, um amplo espaço com mais de 2 mil m² e conceito inspirado nos Market Halls internacionais, como um grande mercado compartilhado. Terá loja de especiarias, floricultura, lojas de bebidas, carnes, peixes, panificação e hortifrúti. “Exclusivo é uma palavra que representa bem o que será este local. Ele vai proporcionar experiências de compra, conveniência e consumo de alimentos aos clientes através de operações tradicionais da capital e outras complementares”, diz Angelo Boff.  

 

Quem circula pelo complexo multiuso já pode contar com algumas operações que iniciaram funcionamento em 2022, como o quiosque do Saúde no Copo, no charmoso Átrio Pontal, a megaloja da Leroy Merlin e o sofisticado DoubleTree by Hilton, que está em sistema de soft opening. Marca do portfólio da rede Hilton com forte crescimento, o hotel possui 141 quartos. Aliado à moderna arquitetura, oferece acomodações contemporâneas, experiências gastronômicas exclusivas em seu bar e restaurante, fitness de última geração, piscina com borda infinita e espaços para reuniões e eventos. 

 

            Em fase de finalização está o Centro Médico com, aproximadamente, 700 m², que será operado pelo Hospital Moinhos de Vento – considerado o melhor do Sul do Brasil. Quando em funcionamento, será um gerador de fluxo para todo o empreendimento e terá médicos de diferentes especialidades, foco em procedimentos estéticos e conceito de HCP – Hospital de Curta Permanência. Tudo isto junto à torre comercial com mais de 230 salas, consultórios e Centro de Convenções com capacidade para até mil pessoas, que em breve começará a operar. 

    

Idealizador de todo o projeto, o presidente da SVB Par, Saul Veras Boff celebra o momento. “O Pontal é a realização de um sonho que começou há muitos anos. Viver este momento, em que faltam apenas 100 dias para ver esse empreendimento fantástico começar a operar, é motivo de grande orgulho para mim e para todos aqueles que se dedicaram arduamente para construí-lo”, destaca.  

 

O executivo reforça que o Pontal Shopping será o ponto de conexão de todo o complexo multiuso, integrando os empreendimentos em um só local, com um moderno parque público de 29mil m² e em frente a um dos cartões postais mais bonitos de Porto Alegre, a orla do Guaíba. “Temos características únicas, o projeto é moderno, as operações são diferenciadas. Tudo isso faz dele um importante atrativo para a cidade”, afirma o executivo, que finaliza: “Não seremos mais um shopping em Porto Alegre. Representamos o futuro do varejo físico quando o assunto é shopping center no mundo, representamos um novo estilo de vida, em que as pessoas querem – a todo o tempo – estar conectadas, mas também integradas à natureza e vivendo uma vida mais leve”.  

 

A expectativa é que, quando estiver em pleno funcionamento, o Complexo Multiuso Pontal tenha um fluxo mensal de, aproximadamente, 1 milhão de pessoas.  

 

 

COMPLEXO MULTIUSO PONTAL 

 

 

Com aporte financeiro de mais de R$ 300 milhões, o Complexo Multiuso Pontal tem 114 mil m² de área construída e moderno conceito multifuncional. Reunirá operações com diferentes vocações, como o Pontal Shopping, hotel Double Tree by Hilton, Centro Médico operado pelo Hospital Moinhos de Vento, Centro de Convenções, torre comercial e um parque público. 

 

Além do alto fluxo de carros que passam em frente ao local – aproximadamente 100 mil veículos por dia, fácil acesso no sentido Centro-Bairro e dos futuros funcionários e frequentadores mensais das mais de 230 salas comerciais e consultórios, o Parque Pontal e a orla do Guaíba são âncoras naturais para o público que utilizará as operações do complexo e do entorno.  

 

O coordenador de Administração Geral do Grupo AD e responsável pela comercialização e administração do Pontal Shopping, Mário Almeida, destaca a expectativa pelos próximos 100 dias. “O Shopping Pontal faz parte desse novo momento da cidade, de uma Porto Alegre que não para de crescer e gerar oportunidades para as pessoas”, explica.  

 

Um dos maiores projetos aprovados no Segmento Complexo Multiuso a ser executado no Brasil, o Pontal traz em seu DNA um propósito diferente, alicerçado em pilares como pioneirismo, avanço, bem-estar, desenvolvimento, empreendedorismo, tecnologia e inovação.  

 

Píer Norte 

Inaugurado em novembro, o Píer Norte, localizado no Parque Pontal, tem operações do Catamarã, da Catsul, e da embarcação do Viva Guaíba. Com uma estação de 50 m², possui estrutura metálica e vidros térmicos de alta eficiência energética.  

 

Ampliando a mobilidade hidroviária e o turismo da capital gaúcha, o Catamarã liga o Pontal a Zona Sul, ao Centro de Porto Alegre e à cidade de Guaíba. Desde o início da sua operação em dezembro de 2022, já transportou mais de 10 mil pessoas.  

 

 

 

 

 

Parque Pontal   

Com seus 29 mil m² de área verde, o Parque Pontal tem a proposta de fazer um convite não só aos porto-alegrenses, mas a todos que passam pela orla do Guaíba: se conectar com a natureza em busca de qualidade de vida e contemplação.  

 

O parque público tem pistas para caminhadas, áreas e equipamentos diversos para fitness ao ar livre, ginástica para a melhor idade e atividades físicas em geral, grandes gramados, mirantes para apreciação da natureza, píer sobre o rio, 700 metros de orla, e algumas escadarias para contemplação do famoso pôr do sol do Guaíba.  Conta, ainda, com uma maquete que permite a visualização de como era a fábrica do Estaleiro Só que existia no local, resgatando parte da história de Porto Alegre da década de 50, que também pode ser acessada através de QR Codes adicionados em alguns painéis.  

 

A interação com o público infantil é um dos pontos fortes do Parque Pontal. As crianças podem brincar com um puzzle naval, um navio “afundado” e playground temático: uma área com brinquedos infantis, que recebeu tratamento especial com piso de borracha reciclada de pneus. Para registrar os bons momentos, pontos para selfies estão à disposição dos visitantes.  

 

O novo espaço de lazer dos gaúchos tem bicicletário, estacionamento coberto, bancos, lixeiras e modernos sanitários. E para quem for aproveitar o final de tarde, a iluminação e a segurança, com câmeras interligadas ao centro de comando da Prefeitura de Porto Alegre cobrem toda a área. Também há um ponto fixo para viatura da Brigada Militar e Guarda Municipal.  

 

Em evidência, um marco prende a atenção das pessoas: o “Monumento Inter-religioso”, 100% financiado pela ONG KAICIID – Dialogue Centre. Idealizado pelo rabino Guershon Kwasniewski e assinada pela artista Ivone de Fátima Torzeschi, a escultura com mais de 750 kg representa duas mãos em sinal de reza e meditação, apoiadas acima de um globo terrestre com os símbolos de várias religiões e a palavra Paz em diferentes línguas.  

 

As árvores nativas do parque receberam complementação vegetal, acompanhando os caminhos tortuosos do terreno litorâneo. Para dar maior durabilidade aos dois píeres, que terão ampla circulação de pessoas, foi realizado um tratamento especial e adicionada uma proteção lateral, os guarda-corpos. Os cabeços de amarração dos navios, carinhosamente chamados de shreks, foram originalmente preservados, tal qual existiam na época do Estaleiro Só. Outra contrapartida dada à cidade pelos investidores do Pontal é a Rua Dr. Lya Pires, construída entre o parque e o empreendimento.  

 

Construído com recursos privados dos empreendedores do Complexo Pontal (SVB Par, Melnick e Leroy Merlin), o Parque Pontal foi inaugurado em novembro de 2022, quando foi oficialmente doado à Prefeitura de Porto Alegre. Semanalmente, se transforma em palco para shows, eventos e atividades culturais, recebendo milhares de pessoas.  

 

 

 

Sustentabilidade  

Alinhado com uma das principais pautas do planeta, o projeto do Pontal segue importantes conceitos de sustentabilidade. Foram adotadas uma série de medidas para minimizar os impactos da obra no meio ambiente, como a utilização de materiais ecologicamente corretos, além de ações que garantem a preservação de importantes recursos, como água e energia elétrica – tanto na execução do empreendimento, quanto na operação, quando estiver em funcionamento.    

 

O empreendimento tem certificação internacional de construção sustentável AQUA – HQE, que considera aspectos como redução do consumo de água, energia, CO2 e matérias-primas nas edificações, o que aumenta a qualidade de vida dos usuários e beneficia o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região. 

 

Ficha Técnica do Pontal:  

 

Dados Gerais do Complexo Multiuso Pontal: 

Área do Terreno: 41.519 mil m² 

Anexos Públicos da Prefeitura: 19 mil m² 

Área total construída: 114 mil m² 

Área para estacionamentos: 40 mil m²  

Geração de Empregos na Obra: 1,2 mil diretos e indiretos 

Projeto Paisagístico: Takeda Arquitetura e Paisagismo   

Parceiros: SVB Par, Leroy Merlin e Melnick  

 

Dados do Parque: 

Área do Parque: 29 mil m² 

Revitalização: 700 metros de orla do Guaíba  

Projeto Urbanístico e execução: arquiteto e urbanista Guilherme Takeda, segundo diretrizes emitidas pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade – SMAMUS.   

 

Dados do Pontal Shopping:  

Área Construída: 91.126,05 mil m²  

Área Bruta Locável (ABL): 27.673,98 mil m²  

Lojas: 160 – com 4 lojas âncoras  

Praça de Alimentação e restaurantes  

Pisos: Cinco (3 pisos de lojas e 2 de estacionamentos no subsolo) 

Elevadores: 21  

Escadas rolantes: 18  

Vagas de Estacionamento Coberto: 1.558  

 

Sobre o Grupo AD: 

A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 42 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São mais de 30 anos de experiência em planejamento, desenvolvimento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou em 2021 a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial; seja em lojas, quiosques ou mídia no mall. 

www.adshopping.com.br, www.admall.com.br e www.alugueon.com.br . 

  

Empreendedor do Shopping: SVB Par 

Projeto Arquitetônico do Shopping: Doria Arquitetos 

Projeto Arquitetônico do prédio comercial: Roseli Melnick Arquitetura e Interiores  

Arquitetos Colaboradores: Jorge Debiagi e Fractal 

Gerenciamento: Engenhosul 

Planejamento, Administração e Comercialização: AD Shopping

Nenhum comentário:

Postar um comentário