Sala do Empreendedor de Porto Alegre

A Sala do Empreendedor, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, bateu o recorde histórico de emissão de alvarás. Em 2022, foram emitidos 27.245 documentos, considerando ativos, baixados e de comércio transitório, número que superou 2019, quando foram emitidos cerca de 21 mil documentos, o máximo até então.


O aumento expressivo na emissão de alvarás ocorreu mesmo com a dispensa do documento para, pelo menos, 290 atividades, com a Lei da Liberdade Econômica. Em conformidade com a resolução nº 59, de 12 de agosto de 2020, que definiu o que é negócio de "baixo risco", ficou dispensável a apresentação de alvará para este tipo de atividade. De acordo com o secretário adjunto da SMDET, Douglas Martello, o número é resultado do apoio e…

Sala oferece serviços para pequenos e microempreendedores, além de licenciar as atividades localizadas, de ambulantes e de feiras. Neste ano, foram realizados, em média, 5 mil atendimentos por mês. Para a coordenadora da Sala do Empreendedor, Daniela Alves Braga, as pessoas buscam o alvará, muitas sem a necessidade de obtê-lo, pois ainda há a cultura do documento. "Cada vez mais estamos automatizando procedimentos, aumentando serviços e explicando às pessoas o caminho para empreender com segurança", afirmou

Nenhum comentário:

Postar um comentário