Ditadura da Nicarágua deporta 222 presos políticos para os EUA, inclusive candidatos a Presidente.

No dia 9 de fevereiro de 2023, 222 presos políticos foram libertados pelo regime nicaraguense e deportados aos Estados Unidos.

Parte dos presos eram pessoas que pretendiam concorrer à presidência contra o atual líder do país, Daniel Ortega, nas eleições de 2021, mas foram detidos antes da votação.

Além dos ex-presidenciáveis haviam também políticos de oposição e líderes empresariais.

Victoria Cárdenas e Berta Valle, esposas de ex-candidatos à presidência que foram soltos, conversaram com a Brasil Paralelo.

Em entrevista para o documentário NICARÁGUA: Liberdade Exilada, Cárdenas havia revelado a tensão envolvendo a distância do marido com sua família e os motivadores políticos que levaram o governo de Daniel Ortega a perseguir seus opositores.

Após a liberação de seu marido da prisão, Victoria Cardenas enviou uma mensagem para uma pessoa da nossa equipe agradecendo o documentário e a força de comunicação dele no Brasil.

Na visão dela, o filme se soma aos anos de trabalho de dezenas de famílias que lutavam pela liberação de seus entes queridos.

O regime de Ortega chamou nossa atenção pela prisão de ativistas de direitos humanos e líderes cívicos, além do fechamento de cerca de 3.000 grupos não-governamentais e Igrejas.

A Brasil Paralelo produziu um documentário inédito sobre a Nicarágua e quer que você assista a essa história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário