Entrevista Rafael D'Angelo, diretor da Usinas Brasil Solar - Saiba por que vale a pena investir em uma usina solar ?

1.       Por que investir em uma usina solar?


O investimento em usinas solares apresenta duas visões bastante atrativas que fortalecem o seu potencial considerando o cenário atual: “atratividade do retorno” e o seu ”ideal sustentável”


Vivemos em um período de volatilidade em termos macroeconômicos tanto quanto se olha para o mercado interno e o mercado externo. Em meio a tantas incertezas ligadas as políticas econômicas do novo governo e expectativa de recessão na economia americana, naturalmente leva o investidor a ser um pouco mais conservador em suas escolhas de investimento. Principalmente em momentos como esse, ressalta-se a importância de se ter uma carteira de investimentos diversificada, visando diminuir o risco do seu portfólio como um todo, e nesse aspecto, a fazenda solar se encaixa muito bem. A usina solar muito se assemelha a um investimento em um imóvel para aluguel que, no entanto, tem a característica de praticamente não ficar desalocado, uma vez que os clientes de energia da usina ficam vinculados a ela por um longo período. Adicionalmente, a rentabilidade da usina está indexada a tarifa de energia que historicamente apresenta reajustes bastante superiores ao IPCA.


Além da ótica do retorno, os ideais de sustentabilidade e economia verde estão naturalmente inseridos em um investimento solar. Nossos investidores e a Brasil Solar tem como compromisso reduzir o máximo possível impacto ambiental de nossas atividades na sociedade e, naturalmente, gerar energia através de uma fonte ´renovável e sustentável, contribuindo para uma matriz energética menos poluente. Segundo a ABSOLAR, no início de 2023, alcançamos a marcar de 24 GW de energia solar, representando 11,2% da nossa matriz elétrica, praticamente empatado com a energia eólica. Acreditamos que ainda temos muito espaço para crescer nesse setor e é isso que oferecemos ao nosso investidor, a oportunidade de explorar o mercado que mais cresce no país ao lado de um parceiro com um extenso track-record.



2.       Qual o tempo de retorno financeiro ?


O tempo de retorno médio (payback) do investimento em uma fazenda solar fica entre 4-6 anos, dependendo do projeto e a região onde se localiza. A Brasil Solar tem focado seus projetos na região sudeste (RJ, SP e MG) e nordeste (PE, CE e BA), visando maximizar o retorno de nossos acionistas conciliando áreas com boa geração de energia e tarifas de energia mais altas. Como exemplo, temos dois blocos de projetos,1 na região da Energisa MG e outro na Light RJ, prontos para iniciar a construção e com espaço para novos investidores.


Comparando a taxa de retorno média projetada de nossos projetos (algo entre IPCA+12% a IPCA + 15%) com o desempenho de grandes indicadores em 2022 como: IFIX 2,22% no ano; Ibovespa 4,69%; CDI 12,38%; NTNB IPCA+7%; podemos confirmar que o investimento em usinas solares apresenta um desempenho diferenciado no mercado atual, com uma rentabilidade bastante previsível.



3.       Esse tipo de investimento é seguro ?


A Brasil Solar tem como objetivo trazer o máximo de conforto para nossos investidores adquirirem uma participação em um projeto fotovoltaico. Dentre os fatores que reduzem consideravelmente o risco da operação, podemos destacar:


•         Verticalização dos projetos, tendo a Brasil Solar como centralizadoras de todas as atividades da vida do projeto, desde o seu desenvolvimento até a sua operação;

•         A contratação de seguros tanto para construção quanto para operação da usina, cobrindo desde fenômenos naturais, falhas e eventuais ações de terceiros;

•         Contratos de longo prazo com os consumidores de energia e um fila de espera de novos clientes cadastrada para eventuais substituições;

•         A garantia do investimento consiste nas próprias cotas da sociedade da usina, e por conseguinte, os próprios equipamentos da usina;

•         Contamos com um centro de operações em nossa sede que monitora em tempo real todas as nossas usinas, facilitando manutenção e reduzindo os custos para os acionistas;

•         Geração de energia bastante previsível, o que promoverá uma originação de dividendos igualmente previsível;

Tais fatores são alguns exemplos das características dos projetos da Brasil Solar que contribuem para o conforto de nossos investidores.



4.       Investir em energia solar está ao alcance de qualquer investidor ?


Nossa operação foi desenhada para permitir diferentes tamanhos de cotas por usinas. Desta forma, até mesmo uma usina de grande porte pode ser acessível a investidores que desejam investir em apenas uma cota da mesma. Uma vez o investidor preenchendo nosso formulário de cadastro e fornecendo a documentação necessária, ele está apto a se tornar um cliente da Brasil Solar. Atualmente, o investimento mínimo para fazer parte de uma usina BRS é de R$ 300.000, sendo que temos como objetivo ainda em 2023, reduzir este montante mínimo para R$ 50.000, facilitando o acesso a novos investidores.



5.       E como eu faço para ser sócio dos projetos da BRS ?


A primeira etapa é se cadastrar em nosso site ou entrar em contato diretamente através do nosso contato de e-mail (contato@usinasbrasilsolar.com.br). Após o cadastro, solicitamos alguns documentos para identificarmos o perfil do investidor e encaixarmos no projeto que mais se adequa às suas expectativas. Uma vez selecionado o projeto, é feita uma apresentação técnica sobre o projeto e o seu plano de investimentos, junto com os contratos da parceria, os investidores interessados poderão visitar as áreas das usinas. Uma vez concluída a assinatura dos documentos societários, o investidor começa a sua contribuição com o projeto seguindo o cronograma de chamadas de capital da obra, podendo durar entre 6 a 12 meses na média (dependendo do tamanho do projeto). Uma vez a usina entrando em operação, o investidor conclui sua entrada no quadro societário da usina, passando a receber seus dividendos mensais.



6.       Como funciona o modelo de negócio da BRS ?


A Brasil Solar desenvolve, constrói, opera, investe e arrenda usinas solares de geração distribuída para atender o consumo de energia de nossos consumidores de energia. Resumidamente, o processo funciona da seguinte maneira: a energia gerada pela usina será entregue a distribuidora de energia, em nome de um consórcio de clientes de energia (restaurantes, clínicas, lojas, etc) visando baratear as suas contas de luz. A distribuidora concederá créditos proporcionais a esta geração, que serão utilizados para abater a conta de luz desses clientes. Em contrapartida, os estabelecimentos beneficiados pagarão, através do consórcio, um aluguel mensal para usina. Com um contrato de arrendamento de longo prazo, a fazenda solar consegue gerar um caixa contínuo, rentável e previsível ao longo de toda a sua vida (pelo menos 25 anos de operação), originando assim dividendos mensais para os nossos investidores. Como a Brasil Solar participa de todas as etapas do projeto desde o desenvolvimento a sua operação e como ela continua no negócio como sócia de usina e responsável pela Operação e Manutenção, o investidor tem o conforto necessário para investir em um projeto sustentável e com rentabilidade 2 dígitos acima da inflação



7.       Quantos projetos a Brasil Solar possuí?


Atualmente temos um pipeline com mais de 40 MW de projetos e com novos projetos sendo desenvolvidos. Nossas usinas mais avançadas são as usinas Avelar 1 e 2 (1 MW cada na Light) e Consolação 1 e 2 (1 MW cada na Energisa). As usinas de Avelar já estão prontas (fotos), com previsão de conexão ainda este mês e Consolação 1 e 2, estarão prontas em 3 meses. Com as quatro usinas, estamos falando de uma geração de energia suficiente para atender mais de 2.500 residências. Estamos iniciando, ainda no primeiro trimestre, a implantação de mais 13,5 MW de projetos divididos no RJ, MG e BA, prontos para captação de novos investidores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário