Estudo da Tendências Consultoria antecipa perspectivas para a atividade econômica em diversos estados

Os dados fazem parte do relatório Cenários Estaduais de Atividade Econômica (2022/2023), que apoia empresas em suas estratégias de negócios regionais

A falta de uma agenda econômica com força política pode afetar o crescimento do Brasil no longo prazo. A constatação está em Cenários Estaduais de Atividade Econômica – 2022/2023, estudo realizado pela Tendências Consultoria com o objetivo de apresentar perspectivas de crescimento em alguns estados brasileiros.

De acordo com o documento, o primeiro semestre do ano passado foi marcado por forte expansão, mas, para este ano, é preciso maior cautela devido à expectativa de menor contribuição do cenário externo e aos impactos da alta da Selic, além das incertezas quanto à questão fiscal.

O cenário político de 2023, segundo os especialistas da Tendências Consultoria, deve contemplar mudanças na agenda econômica, com particular destaque para a gestão da política fiscal. “Dado o caráter de forte oposição do governo em relação à administração anterior, há riscos relevantes de uma política fiscal pouco colaborativa com a política macroeconômica”, diz Alessandra Ribeiro, economista e sócia da Tendências Consultoria.

No que se refere ao PIB deste ano, “a atividade deve ser impulsionada pelo setor de serviços, produção agrícola, crescimento da massa total de rendimentos e efeito positivo de uma provável política fiscal expansionista na demanda de curtíssimo prazo”, reforça Alessandra.

O estudo antecipa as perspectivas positivas para o PIB de dois setores: agropecuária, com 3,3%, e o setor de consumo, mantendo leve expansão (1,2%) por conta do mercado de trabalho e avanço da massa real. Já o PIB do setor de investimentos e indústria será de -0,5% devido aos impactos do aperto monetário, desaceleração da atividade global e incertezas oriundas do cenário político e econômico.

Estados que mais crescerão

Em 2023, Pará e Maranhão deverão ser os destaques em termos de crescimento, entre os estados. Após o desempenho ruim em 2022, o Pará deve mostrar recuperação ao longo deste ano, com a retomada da produção de minério de ferro, impulsionada pela ampliação da capacidade de produção da S11D (Vale) no segundo semestre do ano passado.

Em comparação ao ano anterior, a projeção da Tendências Consultoria é de que o PIB total do Pará alcance 2,9% em 2023. A produção industrial deve aumentar 6,9% e as vendas no comércio, 1,8%. Já para o PIB agropecuário, a perspectiva não é tão boa, de queda de -1,2% no ano.

O Maranhão deve apresentar crescimento expressivo devido à retomada da produção da importante indústria de alumínio, que estava parada desde 2015. Os resultados esperados são: um crescimento do PIB total do estado de 2,3% neste ano ante o ano passado. A estimativa para a produção industrial é de alta de 5,0% e, para as vendas do comércio, de 2,9%. O PIB agropecuário do estado, por sua vez, deve crescer 1,2% no ano.

Após desempenhos fortes em 2022, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem sustentar bons resultados neste ano, ainda que em menor magnitude. Boas perspectivas para a agropecuária (soja, milho, algodão e carnes), bem como para as indústrias de alimentos, biocombustíveis e celulose, devem respaldar uma evolução favorável para esses estados. A expectativa para o Mato Grosso é de crescimento de 2,1% do PIB total, de 3,8% da produção industrial e de 3,5% nas vendas no comércio. Para o PIB do agronegócio, espera-se queda de 1,0% em 2023, após a forte alta de 12,1% no ano passado. Com relação ao Mato Grosso do Sul, as perspectivas apontam crescimento de 1,7% do PIB total, 6,4% do PIB agropecuário, 0,8% da produção industrial e 2,7% das vendas do comércio.

Rio Grande do Sul também deve mostrar bom desempenho, com retomada da safra de soja, após a queda em 2022, criando a expectativa de que o PIB agropecuário do estado registre expressivo crescimento de 38,3% ao fim de 2023, enquanto o PIB total do estado deve mostrar expansão de 1,6%.  A produção industrial deve aumentar 1,4% e as vendas no comércio, 1,1% neste ano. 

Alagoas, Pernambuco e Ceará devem registrar resultados positivos, com bons desempenhos do setor de turismo frente à normalização do quadro sanitário. Para Alagoas, a estimativa é de crescimento de 1,8% no PIB total, enquanto o PIB agro deve recuar 8,0%. A produção industrial deve mostrar aumento de 1,5% e as vendas do comércio, de 4,2%. Para Pernambuco, a expectativa é de expansão do PIB total de 1,5%, e queda de 1,5% do PIB agro. A produção industrial deve crescer 3,5% e as vendas do comércio, 1,5%. Por fim, para o Ceará, a estimativa é de crescimento do PIB total de 1,4% neste ano, porém, de queda do PIB agro de -1,8%. A produção industrial deve mostrar aumento de 1,8% e as vendas do comércio, de 0,8%.

O Cenários Estaduais de Atividade Econômica – 2022/2023 está entre os diversos produtos e serviços oferecidos pela Tendências Consultoria, que produz análises e projeções por áreas geográficas e para os principais setores da economia.

Sobre a Tendências Consultoria

Há mais de 25 anos a Tendências Consultoria contribui com soluções para os mais diversos desafios de seus mais de 1500 clientes e parceiros, transmitindo credibilidade e segurança a partir de estudos, análises, laudos e diversos outros projetos realizados com excelência por uma equipe multidisciplinar formada por mais de 80 profissionais de diversas expertises, a Tendências Consultoria tem como sócios os economistas Gustavo Loyola (ex-presidente do Banco Central) e Maílson da Nóbrega (ex-ministro da Fazenda).

A Tendências é reconhecida pela objetividade, clareza, reputação e independência, ao longo de sua trajetória foram entregues mais de 2000 projetos personalizados, todos produzidos com neutralidade, independência e alto rigor técnico.

É a única consultoria da América Latina entre as 20 líderes mundiais da Global Competition Review (GCR), e é reconhecida pelo Leaders League como “leading” Best Litigation Support: Economics, desde 2018. É Top 5 do Banco Central e destaque do Prisma Fiscal do Ministério da Economia, que avaliam o grau de acerto em projeções de mercado. Saiba mais em: https://tendencias.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário