Pan American School de Porto Alegre celebra Dia Internacional com música e pratos típicos de diversos países

Única instituição de ensino internacional do Rio Grande do Sul, escola conta com professores e estudantes de 19 regiões do mundo


Que tal experimentar uma mantecada colombiana?Ou então conhecer um pouco mais sobre a cultura catalã? Para fazer um tour mundo afora sem sair de Porto Alegre e ainda celebrar diversas culturas é que a Pan American School de Porto Alegre sediou, neste fim de semana, o International Day. O evento, voltado para a comunidade escolar, ex-alunos e também para visitantes, mesclou música, arte, culinária e muita diversão.


Realizado anualmente, o International Day já é uma tradição na escola. Nesta edição, 12 países foram representados, homenageando algumas das 19 origens da comunidade escolar da instituição — como Colômbia, México, Catalunha, Japão e Estados Unidos. Na Pan American School, 20% dos alunos são de outras nações.


“Nós aproveitamos o Internacional Day para mostrar para o mundo que a Catalunha existe”, conta Esther Gomez, mãe de uma estudante de oito anos.


A família, que já morou na Índia e há oito anos vive no Brasil, gosta de preservar as tradições culturais da região natal que, há anos luta pela independência da Espanha. Dentre os quitutes preparados por Esther, destacam- se o pão com tomate e a torta de batatas com cebola.


Outro que não escondia a empolgação de participar do evento era Mark Giuliani Kras Borges, responsável pela organização da famosa barraca italiana. Chamando os visitantes com a clássica frase “mangia che te fa bene”, o pai, de família italiana, conta que, todo o ano, acorda cedo para preparar os quitutes. Nesta edição, fez bruschettas, pizzas e, perto do meio-dia, serve polenta a bolonhesa.


Multicultural, a escola tem estudantes de diversas nacionalidades, como Uruguai, Chile, Colômbia, México, Israel, Japão e Turquia. Por esta razão, destaca a superintendente da instituição, Shaysann Kaun, o evento ganha ainda mais importância.


“Nossa ideia, como instituição, é que os alunos saiam daqui com as mentes abertas para respeitar qualquer pessoa que tenha identidade diferente”.


A principal atração deste ano foi a apresentação musical da organização não-governamental Sol Maior, que apresentou canções tipicamente brasileiras. Além da apresentação, o encontro teve a recreação por conta da Cia. Lúdica e atividades físicas conduzidas por profissionais da escola. Ao todo, mais de 500 visitantes estiveram no evento.


Diploma internacional obtido em Porto Alegre


Fundada em 1966, a Pan American School é uma instituição de ensino que atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. É a única escola internacional do Estado, ou seja, segue um currículo utilizado por todas as instituições do gênero no mundo, com calendário diferente do brasileiro: começa em agosto e termina em junho. 


É credenciada pela Cognia nos Estados Unidos junto com Ministério da Educação (MEC) no Brasil. Portanto, além do programa internacional, a Pan American segue o currículo brasileiro, composto pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Estudos Sociais Brasileiros. Dessa forma, estudantes brasileiros se formam com dupla diplomação.


Hoje, a Pan American School conta com mais de 400 alunos, dos quais 20% vieram de outros países.  A taxa de ingresso de alunos em universidades do Exterior, como Estados Unidos e Canadá, é de 70%. São 50 professores, 20 deles são estrangeiros.


Focada na integralidade do ensino, a escola estimula não somente a aprendizagem intelectual, mas também emocional e social. O objetivo da instituição é formar cidadãos questionadores, conhecedores, pensadores, solidários, entre outras características dos cidadãos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário