O prefeito Sebastião Melo recebeu, ontem a tarde, 10 representantes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), do Grupo Banco Mundial, que vieram a Porto Alegre para uma missão técnica. Trata-se da primeira fase de execução do Programa de Revitalização da Área Central de Porto Alegre (Centro+4D), cofinanciado por Bird e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e que prevê investimento de cerca de R$ 1 bilhão (162 milhões de euros).
Os contratos foram assinados em dezembro de 2024, em Brasília.
Durante a semana, servidores de diversas secretarias e de órgãos do município terão reuniões técnicas com as equipes das duas instituições.
Valores - Dois repasses estão previstos pelo cofinanciamento das instituições: 77,7 milhões de euros (Bird) e 51,8 milhões de euros (AFD), além de 32,4 milhões de euros de contrapartida do município. A verba será utilizada para urbanização, drenagem, recuperação do patrimônio cultural, turismo e qualificação de espaços públicos no Centro Histórico e no 4º Distrito.
“O programa Centro+4D prevê um volume histórico de investimento e servirá não apenas para a reconstrução de áreas atingidas por eventos climáticos, mas também para enfrentar gargalos históricos de infraestrutura”, explicou Cezar Schirmer, titular da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário