Caminhada do deputado Capitão Martins

O deputado estadual Capitão Martim (Republicanos-RS) iniciou, nesta quinta-feira, 29 de janeiro, uma caminhada simbólica entre Porto Alegre e Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul, como continuidade do movimento nacional Acorda, Brasil!, que mobilizou até 100 mil pessoas em Brasília.

A partida ocorreu às 7h da manhã, no Monumento ao Laçador, com chegada prevista para o segunda-feira (02/02).As bandeiras serão entregues ao deputado estadual Sargento Lima (PL-SC), que dará sequência ao gesto simbólico em direção ao Paraná, mantendo o caráter nacional e itinerante da mobilização.

O trajeto completo tem aproximadamente 200 quilômetros e já foram percorridos mais de 100 até o momento. Em média são percorridos 40 quilômetros por dia em aproximadamente 8 horas de caminhada.

Capitão Martim integrou a caminhada nacional liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) até Brasília. Segundo o parlamentar gaúcho, a iniciativa no Rio Grande do Sul nasce do mesmo princípio destacado por Nikolas: um chamado ao sacrifício, à consciência e à responsabilidade cívica diante do atual cenário brasileiro.

“O Acorda, Brasil! não é um evento pontual. É um símbolo de quem decidiu não se calar diante da injustiça. Essa caminhada não busca palco, mas despertar”, afirma Martim.

O deputado destaca que não há convocação formal à participação popular, reforçando que o gesto possui caráter simbólico, pacífico e individual, respeitando os limites e responsabilidades de cada cidadão. O vereador Ustra, de Porto Alegre, e Enzo, de Santa Rosa, se juntaram a caminhada ainda no primeiro trecho.

A iniciativa reforça pautas como liberdade, justiça, fé, Estado de Direito e respeito à Constituição, sem vínculo partidário formal ou financiamento público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário