A França nazista

 É nojento ver os garotos franceses "brincando" de Hitler em uma festinha deles. No entanto, há algo que sempre se esquece sobre a França na Segunda Guerra Mundial.


A parte norte do país estava sob ocupação alemã. A parte sul não estava (em roxo no mapa). Essa região ficou conhecida como França de Vichy, pois a sede do governo sul estava naquela cidade.


A França de Vichy não foi colaboracionista. Ela foi aliada da Alemanha nazista. Inclusive, aportou soldados franceses às tropas nazistas.


Portanto, há um número enorme de franceses cujos bisavós, avós e pais foram nazistas. O total aceito de voluntários franceses foi de 40.000, aceitos, inclusive, nas SS. O número de conscritos, recrutados por lei, foi de 130.000.


Principais unidades e números:

 Légion des Volontaires Français contre le Bolchévisme (LVF): Unidade da Wehrmacht formada em 1941. Cerca de 5.800 homens serviram no total (força máxima em torno de 2.300). Lutou principalmente na frente oriental contra os soviéticos.


 SS Volunteer Sturmbrigade France (Brigada Frankreich): Cerca de 1.700-2.000 homens.


 33ª Divisão de Granadeiros Waffen-SS "Charlemagne" (1ª Francesa): Formada em 1944-1945 a partir da LVF, da brigada SS e outros colaboradores (incluindo membros da Milícia Francesa). Teve força máxima de cerca de 7.300-7.400 homens em fevereiro de 1945. Lutou na Pomerânia e, com remanescentes (~300-400), na Batalha de Berlim.


Total de voluntários franceses na Waffen-SS: Estimativas variam entre 18.000 e 22.000.


Nenhum comentário:

Postar um comentário