Um caminhão de motivos para privatizar


- O autor é Mateus Bandeira

                A demissão de Pedro Parente da presidência da Petrobras representou o desfecho melancólico do governo Temer. O viés aparentemente liberal dissolveu-se até retornar à velha política, que tem o fisiologismo, a demagogia e a corrupção como métodos de perpetuação do poder. Na economia, é representada pelo Estado gigante que abre seus tentáculos para controlar a vida de todos – e, depois, cobrar por isso.
            A greve dos caminhoneiros, que precipitou a crise dos combustíveis, foi o ápice de uma sucessão de erros. É consequência da incúria de governos sucessivos, que optaram pelo incentivo seletivo aos automóveis. Da má gestão da União, incapaz de se antecipar à greve. Das concessões bilionárias a categorias privilegiadas, como os servidores. Do Parlamento, que boicotou reformas imprescindíveis ao reequilíbrio fiscal, como a da Previdência. Do governo Dilma, responsável pela desordem nas contas públicas. Do tabu de setores da esquerda e ultradireita em relação à iniciativa privada.
            Mas não nos enganemos: o que está muito ruim pode ficar pior. Até as eleições, quando escolheremos o Brasil do futuro, é preciso responsabilidade dos agentes públicos. No Congresso, não é hora de pensar nas urnas, mas no país. O governo deve evitar o populismo e retomar a política fiscal responsável. E a Petrobras tem de perseverar no caminho da recuperação, mas sem ignorar o consumidor.
            O debate eleitoral precisa incluir temas cruciais como o monopólio da Petrobras e a prevalência do transporte rodoviário em relação ao ferroviário e hidroviário. Não se trata de controlar a empresa, mas de abrir o mercado à competição. A concorrência regula os preços e incentiva a produtividade.
            Por fim, candidatos e sociedade necessitam debater com desprendimento as privatizações, sem viés ideológico. A pergunta central deve ser: qual o sistema que melhor atenderá os anseios da cidadania? Eis a resposta certa: aquele que oferecer os melhores serviços pelo menor custo – o que pressupõe menor intervenção estatal na economia.
          

-  Consultor de empresas, foi CEO da FALCONI e secretário de Planejamento do RS

2 comentários:

  1. Palavras nada mais que palavras, pois os comunistas não fazem acordo com ninguém, sem levar grande vantagens

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  2. Não tenho duvidas a respeito: Bandeira é o melhor candidato para o RS - sair, de vez dessa maldição esquerdista que sufoca um dos Estados mais importantes do Pais.

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