O jornalista gaúcho Leandro Demori está magoado com Diogo Mainardi, O Antagonista


Um dos editores do site Intercept Brasil, o jornalista Leandro Demori comentou sobre uma publicação feita por Diogo Mainardi, de O Antagonista e da Crusoé, sobre ele. Comparado a um controle remoto e referido como um “desconhecido”, Demori conta que ajudou o Antagonista no início do site e tinha uma relação boa com Mainardi.

“Vale ler essa coluna do Diogo (fechada para assinantes). Ele não mente a meu respeito: fui seu cinegrafista quando trabalhei para Globo News na Itália (isso está no meu currículo). Eu realmente tentei levar O Antagonista, em seu começo, para o Medium. E fiz mais, vou contar. Tentar fortalecer o jornalismo alternativo no Brasil sempre foi uma missão que meu dei. O Antagonista não era essa central de boataria e lixo tóxico que é hoje”, afirmou.

“Mandei um e-mail para o Diogo quando soube que ele estava indo morar na Itália. Eu já morava lá. Eu tinha uma dívida moral com ele: quando fui processado por ser editor de um blog crítico ao governo tucano no Rio Grande do Sul, ele se colocou publicamente ao nosso lado. […] Me ofereci para pagar um café. Era como eu podia agradecer. Na conversa, ele me disse que precisava de cinegrafista. Nunca fui cinegrafista, mas era um jovem jornalista expatriado precisando pagar as contas. O emprego (e o dinheirinho) foram muito bem-vindo”, continuou.

“Passei quase dois anos com esse trabalho. […] Sabem o que é estranho? Que eu – o desconhecido substituído por um controle remoto – não apenas trabalhava como cinegrafista, mas também passeava com seu filho por Veneza. Tito é um menino lindo e generoso que precisava caminhar para se exercitar, e precisava falar italiano para se adaptar à escola. […] Hoje, lendo a coluna da Crusoé, descobri que Diogo confiou seu filho a um desconhecido”, acrescentou.

No texto publicado na Crusoé, o comentarista diz que Demori “é um personagem irrelevante” da Vaza Jato e “reflete o apodrecimento” da imprensa.


Leandro Demori
@demori
 · 4 de out de 2019
Respondendo a @demori
Eu mandei um e-mail para o Diogo quando soube que ele estava indo morar na Itália. Eu já morava lá. Eu tinha uma dívida moral com ele: quando fui processado por ser editor de um blog crítico ao governo tucano no Rio Grande do Sul, ele se colocou publicamente ao nosso lado.


Leandro Demori
@demori
Era o começo da guerra digital contra a imprensa alternativa da qual eu fazia parte – Diogo, não. Ter o então principal colunista de política do país nos defendendo era algo muito importante, sobretudo um conservador. Sim, Diogo já foi o principal articulista do país, não parece.

3.514
12:26 - 4 de out de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
139 pessoas estão falando sobre isso

Leandro Demori
@demori
 · 4 de out de 2019
Respondendo a @demori
No e-mail que mandei, me ofereci para pagar um café. Era como eu podia agradecer. Na conversa, ele me disse que precisava de cinegrafista. Nunca fui cinegrafista, mas era um jovem jornalista expatriado precisando pagar as contas. O emprego (e o dinheirinho) foram muito bem-vindos


Leandro Demori
@demori
Passei quase dois anos com esse trabalho. Cheguei a me mudar para Veneza porque era mais econômico viver lá do que fazer baldeação para Roma. Diogo diz que não sabia nada a meu respeito, como se pedisse desculpas por ter me conhecido. Sabem o que é estranho?

3.329
12:26 - 4 de out de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
110 pessoas estão falando sobre isso

Leandro Demori
@demori
 · 4 de out de 2019
Respondendo a @demori
Que eu – o desconhecido substituído por um controle remoto – não apenas trabalhava como cinegrafista, mas também passeava com seu filho por Veneza. Tito é um menino lindo e generoso que precisava caminhar para se exercitar, e precisava falar italiano para se adaptar à escola.


Leandro Demori
@demori
Eu amava os passeios com ele. O Tito conhecia melhor que eu os caminhos de Dorsoduro e San Marco, e sabia pegar o transporte público. Hoje, lendo a coluna da Crusoé, descobri que Diogo confiou seu filho a um desconhecido.

3.860
12:26 - 4 de out de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
129 pessoas estão falando sobre isso

Leandro Demori
@demori
 · 4 de out de 2019
Respondendo a @demori
No meio da loucura da Vaza Jato, o site do Diogo me chamou de criminoso. Diogo viu – e deixou prosperar – notícias falsas a meu respeito, nas quais eu chamava Tito de “retardado”. Aquilo foi dos poucos momentos em que me senti realmente mal: Tito não merece isso.


Leandro Demori
@demori
Já fui muito grato ao Diogo, agradeci um milhão de vezes por ter me dado trabalho. Não sou do tipo que briga com amigos. Se eu estivesse em Veneza, não “daria um chute em seu traseiro”, como Diogo disse que faria comigo. Eu talvez o convidasse para um outro café. Seu desses.

3.583
12:26 - 4 de out de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
121 pessoas estão falando sobre isso

Leandro Demori
@demori
 · 4 de out de 2019
Respondendo a @demori
Vocês já leram o livro do Diogo chamado “A Queda - As Memórias de Um Pai Em 424 Passos”? É lindo. Em 11 de setembro de 2012, eu mandei um e-mail para o Diogo. Escrevi:


Leandro Demori
@demori
“Li na semana que passou o seu livro. Muito emocionante, meu caro. Fiquei bastante tocado em muito momentos, sobretudo por conhecer vocês todos, Tito, Nico, Anna. Conhecendo também Veneza, então, posso dizer que fui esbofeteado a cada página.” Ele me respondeu:

3.258
12:26 - 4 de out de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
103 pessoas estão falando sobre isso

Leandro Demori
@demori
 · 4 de out de 2019
Respondendo a @demori
“Muito obrigado, Leandro. Você foi extremamente importante em nossa volta a Veneza. Como vão as coisas? Abração, Diogo”.


Leandro Demori
@demori
Um modo estranho de lidar com um controle remoto. Mas sei lá: as pessoas se afeiçoam a qualquer coisa, de controles remotos a juízes corruptos.

4.915
12:26 - 4 de out de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
200 pessoas estão falando sobre isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário