segunda-feira, 2 de maio de 2022

FGV Direito Rio prorroga, até 10 de maio, as inscrições para o X Curso de Direito para Jornalistas

 Aberto a profissionais de todo o Brasil, curso gratuito e online terá como foco as eleições 

 

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) prorrogou, até o dia 10 de maio, inscrições para a 10ª edição do Curso de Direito para Jornalistas. Com oferta de 60 vagas, o curso é gratuito e será realizado online, com aulas ao vivo que serão transmitidas pela plataforma Zoom, entre os dias 17 e 19 de maio, na parte da manhã. Abertos a profissionais de todo o Brasil, os encontros celebram os 20 anos de criação da FGV Direito Rio. 

 

A proposta do curso é capacitar os profissionais da imprensa em temas jurídicos da atualidade, como as eleições gerais marcadas para outubro. Ao todo, serão quatro horas distribuídas por três encontros. Aos jornalistas serão apresentados os principais conceitos e noções da área, ao lado da proposição de discussões de temas relevantes e atuais no contexto das eleições, como Legislação Eleitoral, Fake News, campanhas nas redes sociais, Lei da Ficha Limpa, Operação Lava-Jato, inclusão de mulheres, negros e população LGBTQIA+ na política, entre outros assuntos. 

 

A abertura das atividades será no dia 17, às 9h45, pelo professor Sérgio Guerra, diretor da FGV Direito Rio. Das 10h às 11h, Thiago Bottino, professor e coordenador de graduação da FGV Direito Rio, vai abordar a Lei da Ficha Limpa. No dia seguinte, das 9h às 10h, a professora da FGV Direito Rio Silvana Batini, especialista em Direito Eleitoral, vai falar sobre como funcionarão as normas das eleições neste ano: a questão da transparência do voto eletrônico e a relutância em aceitar os resultados.

 

Ainda no dia 18, das 10h às 11h, a professora e coordenadora do Programa de Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio, Lígia Fabris, vai dissertar sobre a participação feminina e de minorias nas eleições, explicando como ficam as cotas e como os partidos estão se comportando sobre essa questão. A especialista também vai sinalizar quais são as perspectivas de crescimento das mulheres, pessoas LGBTQIA+ e negros nos parlamentos e nos segmentos do Executivo, bem como os principais problemas enfrentados por esses grupos atualmente. 

 

O debate final acontecerá no dia 19, das 9h às 10h. Na ocasião, o professor Luca Belli, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, vai mostrar como ficará a regulamentação das redes sociais no contexto eleitoral. Ele vai tratar do impacto das Fake News no processo eleitoral, indicando qual a punição para quem fizer, como identificar e a quem recorrer. 

 

Para se inscrever, os interessados deverão enviar um e-mail para ludmilla.totinick@fgv.br com cópia para alessandra.bizoni@insightnet.com.br, no qual é preciso constar: nome completo, CPF, registro profissional, veículo e cargo. Também é necessário anexar uma foto com crachá ou documento que comprove o vínculo com o veículo ou enviar link no qual constem essas informações. Quem tiver 75% de presença nas aulas receberá certificado da escola. 

 

Outras informações no e-mail: ludmilla.totinick@fgv.br .

 

Serviço

Curso: X Edição do Curso de Direito para Jornalistas da FGV Direito Rio

Inscrições: até 10/5

Carga horária: 4 horas

Aulas: de 17 a 19/5

Outras informações: ludmilla.totinick@fgv.br

 

Programação

ABERTURA: 17 de maio -- das 9h45 às 10h

Sérgio Guerra -- Diretor da FGV Direito Rio. 

 

AULA 1: 17 de maio -- das 10h às 11h -- Tema: Ficha Limpa. 

Thiago Bottino -- Professor e Coordenador da Graduação da FGV Direito Rio 

 

AULA 2: 18 de maio -- das 9h às 10h -- Tema: Normas, como funcionarão este ano; a questão da transparência do voto eletrônico e a relutância em aceitar os resultados.

Silvana Batini -- Professora da FGV Direito Rio, especialista em Direito Eleitoral 

 

AULA 3: 18 de maio -- das 10h às 11h -- Tema: Participação feminina e de minorias nas eleições. Como ficam as cotas. Como os partidos estão se comportando, quais são as perspectivas de crescimento das mulheres, pessoas LGBTQIA+ e negros nos parlamentos e nos segmentos do Executivo. E quais são os principais problemas enfrentados atualmente por eles. 

Ligia Fabris -- Professora e coordenadora do Programa de Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio. 

 

AULA 4: 19 de maio -- 9h às 10h -- Tema: Qual é o impacto das Fake News no processo eleitoral, qual a punição para quem fizer, como identificar e a quem recorrer. Como será a regulamentação das redes sociais. 

Luca Belli -- Professor e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário