Cristália lança lágrima artificial inovadora para tratar a Síndrome do Olho Seco

 Cristália lança lágrima artificial inovadora para tratar a Síndrome do Olho Seco

Lunera chega ao mercado com tripla combinação em frasco multidose, para proporcionar maior hidratação e conforto para o paciente

O Cristália, um dos principais complexos industriais farmacêuticos brasileiros e líder no mercado hospitalar na América Latina, acaba de lançar uma solução inovadora para tratar os Olhos Secos por meio da Latinofarma, sua divisão dedicada à oftalmologia: o colírio lubrificante e hidratante ocular Lunera. 

Anunciada para a classe médica em um evento virtual para mais de 2600 médicos oftalmologistas (parcela significativa da oftalmologia brasileira), a nova lágrima artificial é semelhante à lágrima natural, não possui conservantes e é indicada para pacientes que apresentam diferentes graus da doença.

 

A nova fórmula combina três dos principais agentes do conforto ocular: ácido hialurônico, carmelose sódica e glicerol. A carmelose sódica, combina-se com as próprias lágrimas do paciente para proporcionar melhora da irritação, ardor e secura ocular. O glicerol age como osmoprotetor, compatível com a capacidade osmótica de atrair água que penetra na célula e permite reestabelecer o volume e as funções fisiológicas do epitélio. Já o ácido hialurônico é um importante lubrificante para diversos distúrbios da superfície ocular, especialmente naqueles com olho seco.

“O Lunera é uma lágrima artificial sem conservantes que associa o alto poder de lubrificação em um frasco inovador, seguro e fácil de usar com diferenciais para o paciente, como o alto peso molecular do ácido hialurônico. Mas a maior inovação vem do fato de ser a primeira combinação tripla, sem conservante, em frasco multidose para o Olho Seco”, afirma Ricardo Pacheco, Presidente do Grupo Cristália.

Por ser uma doença crônica, a síndrome do olho seco deve ser tratada continuamente, seguindo orientação do oftalmologista. O tratamento tem várias abordagens, passando pelo uso de antioxidantes, anti-inflamatórios, luz pulsada, ordenha eletrônica nas glândulas que secretam gordura no olho, mas, em geral, o tratamento passa pela utilização constante de lágrimas artificiais, que agem para manter a superfície ocular hidratada.

Sobre o Olho Seco 

Olho Seco é uma doença multifatorial crônica caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima.

Conforme a Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS), cerca de 24% da população brasileira sofre com a síndrome do olho seco, resultando em vermelhidão dos olhos, coceira, sensação de ardência, visão embaçada, entre outros sintomas. A exposição aos aparelhos eletrônicos em excesso provoca o ressecamento da superfície ocular, piscamos até 60%. Outros fatores como idade avançada, menopausa, ar-condicionado, lentes de contato e alguns medicamentos são fatores de risco também para o desenvolvimento do Olho Seco.

As lágrimas artificiais têm um papel muito importante: hidratar a superfície ocular e evitar que a área fique seca, protegendo os olhos da ação de agentes externos, como bactérias e partículas de poeira. Assim, quando o olho fica seco, significa pode haver algum problema na produção do filme lacrimal, o que pode causar não só ardência e sensação de areia nos olhos, como problemas mais graves na visão.

Sobre a Latinofarma

Incorporada em janeiro de 2018, a Latinofarma é a divisão dedicada à Oftalmologia do Grupo Cristália. O portfólio conta com cerca de 30 produtos em aproximadamente 40 apresentações, entre eles: lágrimas artificiais, anti-inflamatórios e associações, atendendo às diferentes necessidades de prescrição do médico e do cirurgião oftalmologista.

Sobre o Cristália: 

Fundado há 50 anos, o Laboratório Cristália é um Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro. É pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final.  Possui 124 patentes em nível mundial, sendo recordista nacional. Em anestesia, e produção de IFAs é líder de mercado na América Latina.

O Grupo Cristália conta com cerca de 5.600 colaboradores, considerando as empresas coligadas, como os Laboratórios BioChimico e IMA. Para mais informações, visite o site: www.cristalia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário