Segundo pesquisas, a cada 100 famílias no Brasil, 79 estão inadimplentes

Especialista ensina como renegociar dívidas sem dores de cabeça

Estar endividado não é umas das situações mais confortáveis e, por muitas vezes, pode parecer que nunca será possível sair dessa situação. Nessas horas, o ideal é ter um plano para pensar como quitar todas as dívidas.

 

De acordo com levantamento mensal realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a cada 100 famílias no Brasil, 79 estão endividadas. Sendo que a grande maioria dessas dívidas não está atrelada a bancos, e sim a serviços em geral, como contas de luz, de telefone e de internet, carnês de loja e prestações de carro e casa.

 

José Augusto de Rezende Junior, sócio diretor do Instituto GEOC – Gestão de Excelência Operacional em Cobrança, acredita que muito vem sendo divulgado a respeito de condições “excepcionais”, com desconto de 90%, entre outros. “Porém, tais condições não são inéditas, pois são amplamente utilizadas pelo mercado nas renegociações das dívidas, os percentuais de desconto variam conforme o tempo de atraso e o prazo de pagamento do débito”.

 

O Instituto GEOC esclarece que o perfil desses inadimplentes são de pessoas com até 36 anos, sendo 65% delas mulheres e 80% dessas pessoas com valor de dívida inferior a R$ 2.000,00. E, acreditam que ter uma educação financeira auxilia muito para que não se tenha problemas futuros.

 

Por isso, separamos quatro dicas para quem deseja quitar suas dívidas sem ter muitas dores de cabeça:

 

Organize suas contas: É preciso conversar com a família e cortar gastos, para evitar cair em novas dívidas;

Leve em consideração imprevistos e gastos extras antes de assumir qualquer compromisso, especialmente a longo prazo;

Antes de novas compras, procure quitar e renegociar suas dívidas, pois elas podem incidir multas e juros que aumentem com o tempo, comprometendo cada vez mais sua renda;

Acompanhe de perto seus gastos e despesas: É importante conhecer melhor seus hábitos e entender onde seu dinheiro está sendo investido. Hoje existem no mercado diversas ferramentas que auxiliam nesse acompanhamento.

 

Sobre o IGEOC

Com 15 anos de atuação, o Instituto GEOC e suas associadas se diferenciam no mercado pelas soluções inovadoras, atendimento humano qualificado e pelo incessante investimento em tecnologias, na busca ininterrupta pelas melhores práticas, representando e lutando pelo segmento em diversas instâncias. As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, consórcio, educação, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil, com abrangência em todo território nacional

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário