O Pacto pela Alfabetização, programa executado pela prefeitura do município de Alvorada, 195 mil habitantes, Grande Porto Alegre, em parceria com o Instituto Raiar, informou que na segunda rodada de avaliações mostrou que 63% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal atingiram nível adequado de leitura. No 1º ano, o crescimento também foi significativo: 15% de aumento no número de estudantes leitores em comparação ao início do ano letivo.
Os dados foram apresentados pela equipe da SMED para os diretores das escolas municipais.
O secretário de Educação, Italo Mainieri, disse que os números confirmam a efetividade da política educacional adotada. “O crescimento da taxa de alunos leitores reflete o investimento da gestão municipal e o esforço coletivo das escolas, professores e famílias. Nosso compromisso é oferecer uma educação de qualidade e equitativa, capaz de transformar vidas e preparar nossos alunos para o futuro”, declarou. Mainieri.
Durante o encontro, foram reconhecidas as instituições que mais se destacaram no Pacto. A avaliação mede três competências fundamentais: leitura, compreensão de texto e escrita.
A EMEF Vereador Cléo dos Santos teve os melhores resultados no 1º ano, seguido pela EMEF Emília de Oliveira. Já no 2º ano, EMEF Juliano Nascimento ficou em primeiro lugar, e EMEF Padre Leo Seidel em segundo.
Preparação para o SAEB 2025
O evento também destacou as escolas com melhores desempenhos no programa Acerta Brasil, voltado para a preparação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), principal referência para o cálculo do IDEB.
Os destaques em Língua Portuguesa foram: No 5º ano, 1º lugar para EMEF Leonel de Moura Brizola e 2º, EMEF Monteiro Lobato.
No 9º ano, um empate na primeira colocação entre EMEF Leonel de Moura Brizola e EMEF Capitão Gentil Machado de Godoy.
Em Matemática, o 1º lugar foi da EMEF Monteiro Lobato e o 2º da EMEF Leonel de Moura Brizola, nas turmas de 5º ano. Já no 9º ano, a EMEF Leonel de Moura Brizola teve o melhor desempenho, seguida pela EMEF Capitão Gentil Machado de Godoy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário