Procura por crédito caiu em todas as regiões do país em
abril
São Paulo, 17 de Maio de 2016 – De acordo com o Indicador
Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas
que buscou crédito em abril de 2016 caiu 5,1% em relação ao mês imediatamente
anterior (março/16). Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a procura
por crédito cresceu 7,8%. No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, a
demanda do consumidor por crédito avançou 2,6% em relação ao primeiro
quadrimestre do ano passado.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a
evolução da demanda por crédito pelos consumidores continua exibindo baixo dinamismo
devido aos impactos da recessão econômica sobre o nível de emprego, reduzindo a
capacidade de pagamento das famílias, pelo grau deprimido da confiança dos
consumidores e pelas altas taxas de juros praticadas nas operações de crédito.
Análise por classe de renda pessoal mensal
Na comparação com março/16, a queda na demanda do
consumidor por crédito foi de 4,6% para os que ganham até R$ 500 mensais e de
4,9% para os que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês. Os demais recuos
foram de: 5,3% para renda entre R$ 1.000 e R$ 2.000; 5,2% para a faixa de R$
2.000 a R$ 5.000 mensais; 5,1% para os que recebem entre R$ 5.000 e R$ 10.000
por mês; e 4,6% para aqueles que ganham mais de R$ 10.000 mensais.
No acumulado do primeiro quadrimestre de 2016, com
exceção da faixa de menor renda (com queda de 2,0%), a busca do consumidor por
crédito subiu em todas as demais faixas de renda em relação ao primeiro
quadrimestre de 2015: consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000
(2,1%); renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000 (3,7%); renda mensal entre R$
2.000 e R$ 5.000 (4,0%); renda mensal entre R$ 5.000 e R$ 10.000 (4,1%) e renda
mensal maior que R$ 10.000 (3,5%).
Análise por região
Em abril/16, quando comparado com março/16, houve
variações negativas na procura do consumidor por crédito em todas as regiões do
país: Norte (-9,8%); Centro-Oeste (-7,6%); Sudeste (-5,4%); Nordeste (-3,8%);
Sul (-2,6%).
No acumulado do primeiro quadrimestre de 2016, as demandas
dos consumidores por crédito avançaram 4,4% na Região Sul, 4,6% no Sudeste e
2,2% no Centro-Oeste. O maior recuo na demanda dos consumidores por crédito
ocorreu no Nordeste: baixa de 4,0% no primeiro quadrimestre de 2016 perante
mesmo período do ano passado. Por fim, na região Norte, a queda na demanda dos
consumidores por crédito foi de 1,3% no primeiro quadrimestre de 2016.
A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por
Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados
mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs
consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação
creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou
empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 =
100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento
mensal.
Você também lê esta notícia em:
http://noticias.serasaexperian.com.br/
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços
de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é
sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a
prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas.
Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição
do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à
Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas
por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor
decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do
Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando
os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em
informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa
Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de
informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de
inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em
serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao
redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de
crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na
automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas
físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a
fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como
uma das companhias mais inovadoras do mundo.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de
Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal
encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca
de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda
e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados
Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário