Artigo, Darcy F.C. dos Santos, Jornal do Comércio - Um candidato desinformado


Um candidato à presidência da República, em entrevista recente, fez afirmações sobre nosso Estado (RS) que não coincidem com a realidade. Diz que a Federação colocou os estados num jugo, quando fez o acordo da dívida de 1998, quando foi esse acordo que os retirou do colapso financeiro, ao substituir uma taxa de juros real de 23% por 8% (IGP-DI 6%). Prova disso foi os estados reduzirem os gastos com a dívida de 11% da receita corrente líquida em 2002 para 7% em 2014.
Dizer que o Rio Grande do Sul foi prejudicado também atesta desconhecimento. O Estado financiou a dívida com juros de 6%, em 30 anos, limitado os pagamentos em 13% da receita líquida real. Todos os estados fizeram igual acordo, com exceção de alguns que o fizeram pior, com juros de 7,5%, prazo de 15 anos para pagamento e limite de 15% da receita líquida.
O que aconteceu com o Rio Grande do Sul foi que o limite de 13% incluiu uma série de dívidas anteriores, deixando de pagar grande parte da dívida acordada. Com isso, sobraram altos resíduos que receberam novamente juros e correção monetária. Além disso, IGP-DI cresceu 38% acima da inflação desde 1998, o que tornou a dívida impagável. Em 2016 muitos estados, entre eles o RS, renegociaram sua dívida, obtendo carência total por seis meses e parcial por mais 12, baixando os juros, dilatando o prazo, mudando o indexador e possibilitando o pagamento integral da prestação.
Foi um bom acordo, mas as condições do Estado não lhe permitiram cumpri-lo. Por isso ingressou com liminar para suspender os pagamentos. Agora necessita aderir o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que não é um erro como diz o candidato. É a única condição capaz de evitar o colapso total no próximo período governamental, porque sem ele a liminar citada será suspensa e os déficits serão estratosféricos.
Será um erro, isso sim, se depois de aderir a ele não fizermos um grande controle da despesa, sem o que a situação poderá ficar ainda pior.

5 comentários:

  1. O IGP-DI é um índice de inflação. Então o IGP-DI não pode subir 38% acima da inflação (???) .

    O que ninguém fala é que em 2002 quando o Lula assumiu a liderança nas pesquisas para presidente, o dólar disparou para R$ 4,00 , o que fez o IGP-DI subir 33% em 2002.

    Então o PT é o culpado pela crise atual e pela crise da dívida dos estados. Até quando estes m..... nem eram governo conseguiam criar problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao leitor que quis me dar uma aula de índice de preços, quero dizer a ele que sei que o IGP-DI é um índice de inflação. Mas quando afirmei que ele cresceu acima da inflação, quiz dizer acima do IPCA, que é o índice oficial da inflação. Muitas vezes, no intento de tornar os textos mais inteligíveis para o grande público, nos afastamos um pouco do rigorismo técnico. Mas se isso lhe ofendeu como economista, peço-lhe desculpas.

      Excluir
    2. Quanto às maxidesvalorizações cambiais, concordo que foram as causas: uma delas foi em 2000 e a outra no governo lula, segundo o autor. O senhor não lê o que escrevo. Vivo dizendo isso, são um dos poucos que defendo o acordo da dívida, mas os espaços que nos reservam não permitem dizer tudo o que se pensa.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ciro Gomes. Não coloquei o nome porque os jornais acham que pode gerar pedido de resposta.

      Excluir