Os Maragatos e os Chimangos, por Felipe Cruz Pedri*

O Rio Grande do Sul é marcado por sua história de lutas, posições fortes e disputas entre grupos que não deixam de mostrar que têm lado. A cultura gaúcha absorve a disputa de ideias como essência de seu povo. Isto se traduz abertamente no campo político.


Temos um mais um ano de eleições no Brasil e, também no Rio Grande do Sul, o Governo do Estado, comandado pelo tucano Eduardo Leite será posto à prova dentro da lógica gaúcha de não reeleger governos estaduais. Mas isso não muda muito um cenário, que, se colocado de forma clara, mostra a hegemonia socialista/social democrata nas últimas décadas no Rio Grande. Desde Antônio Britto, o máximo que tivemos em termos de alternância de governos no Estado foi o revezamento entre a esquerda e centro esquerda. De Olívio e Tarso, a Germano Rigotto, Yeda, Sartori e Leite, percebemos que há um hiato no comando do estado, a Direita está alijada do Piratini há décadas. Seria como se fôssemos governados somente por Chimangos este tempo todo, algo que não muito comum por essas plagas.


No entanto, vejo um novo vigor neste aspecto em 2022, onde surgem nomes importantes para levar o estado à alternância de poder, a Direita Gaúcha, vê no horizonte a possibilidade de trazer ao centro do poder estadual um nome como o ministro Onyx Lorenzoni, disposto a colocar a tradição e valores em primeiro lugar, resgatando o orgulho ferido do gaúcho.



Chegou a vez do outro lado governar, chegou a vez dos Maragatos no Piratini!


 * Publicitário e Secretário Nacional do Audiovisual*

2 comentários:

  1. ONIX, UM GOVERNADOR DE VERDADE!

    PARABENS BOLSONARO, ORGULHO DO BRASIL!

    AGORA É ONIX!

    ResponderExcluir
  2. Está na hora de termos novamente um Governador da direita. Seja bem vindo , Onix !

    ResponderExcluir