Famílias da Nazaré recebem casas


As primeiras famílias da Vila Nazaré foram reassentadas nesta sexta-feira-21, no Loteamento Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi. Agentes comunitários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) acompanharam o processo, que transcorreu com tranquilidade. A prefeitura cedeu o terreno e firmou convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção das moradias por meio do programa Minha Casa Minha Vida.  A assinatura dos contratos com 112 famílias foi  realizado na quarta-feira, 19, e na próxima semana, mais 16 famílias assinam os contratos, totalizando 128, da primeira etapa de mudanças. Assim, será possível a continuidade das obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. 
 “Este é um dia especial para essas pessoas e gratificante para nós que trabalhamos na política habitacional de Porto Alegre. As famílias agora vão morar com dignidade e realizar o sonho da casa própria. Chegar a este momento é o que nos motiva a trabalhar com todas essas comunidades e vê-las começar uma nova história de vida”, frisa o superintendente de Ação Social e Habitação do Demhab, Emerson Côrrea.
Nas primeiras horas da manhã, os caminhões chegaram para carregar os móveis e objetos. As famílias serão reassentadas em casas e apartamentos com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviços e aquecimento com energia solar. A primeira a estar com tudo pronto foi Vera Regina Monteiro. “Um sonho realizado. Agora vou poder até andar de ônibus e passear. Aqui eu não tinha como sair”, explica ela que é cadeirante.
As primeiras quatro mudanças serão de pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção. As demais famílias seguem o cronograma montado pelo  Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Assim que as antigas casas ficam vazias são demolidas para evitar futuras invasões. João Alberto Reck de Souza foi o segundo morador a estar pronto. “Até o inicio da tarde queremos estar na casa nova. Isso é muito bom. A gente precisava sair daqui”, afirma.
A chegada no Loteamento Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi, não foi menos emocionante. Vera, a primeira a chegar, era só felicidade. “Que alegria! Finalmente na minha casa. Agora vou comprar um armário novo, quero ver minhas coisas todas arrumadinhas, tudo organizado”, comemora.  A Fraport concedeu voucher-compras no valor de R$ 2 mil para as famílias adquirirem  móveis  ou utensílios para as novas moradias.
Os moradores receberão também uma cartilha criada pela Fraport, Caixa Federal e Demhab com  informações básicas para as famílias que serão reassentadas. A peça inclui a planta das casas e apartamentos, dicas de cuidado com a nova unidade, telefones úteis da região, tarifas sociais e de descarte sustentável de lixo. 
Histórico - Em abril foram realizados os sorteios das casas para as pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção e apartamentos para os demais das 128 famílias que farão a mudança ainda no mês de junho. A prefeitura oferece dois empreendimentos e a transferência será  em duas etapas. A primeira com 128 famílias transferidas para o condomínio Senhor do Bom Fim. A segunda etapa, até o final do ano, disponibiliza unidades para mais 236 famílias no Senhor do Bom Fim e 936 no condomínio Irmãos Maristas, que está em fase final de construção. A prefeitura trabalha para assegurar que, nos dois empreendimentos, as famílias tenham acesso à creche, escola e posto de saúde. Ambos os empreendimentos também terão unidades comerciais, para aqueles que já possuírem estabelecimentos na Vila Nazaré.


Nenhum comentário:

Postar um comentário